Chamada de Trabalhos

Data limite para envio dos trabalhos:  13/08/2012



Orientações para inscrição em Grupo de Trabalho: (No ato da inscrição, indicar o Grupo de Trabalho abaixo ao qual irá submeter o artigo ou poster) 


·     Poderão submeter -se à seleção, para apresentação de trabalhos, pesquisadores graduados e pós- graduandos em cursos de especialização, mestrado e doutorado.

·  Cada pesquisador poderá inscrever apenas um trabalho como autor e quantos desejar como co-autor.

·   Devem ser submetidos artigos completos, no seguinte formato:


·   Fonte: Times New Roman, 12, espaçamento entre linhas 1,5.


·   Título do trabalho em maiúscula, negrito, com alinhamento centralizado;


·   Nome dos autores, instituição e e-mail abaixo do título alinhado e centralizado;


·   Resumo de no máximo 500 palavras, apresentando três palavras- chave, ao final;


·   Máximo de 15 páginas incluindo referências, tabelas e gráficos.   

Orientações para inscrição em Pôster

Poderão submeter-se à seleção para apresentação de pôster estudantes de graduação, pesquisadores graduados, pós- graduandos em cursos de especialização, mestrado e doutorado. Para apresentação de Pôster os participantes deverão enviar um resumo de no máximo 500 palavras, contendo: título, nome completo, instituição, orientador, contatos, objeto, objetivos, metodologia e resultados alcançados, apresentando entre 3 e 5 palavras-chave, no formato Word, fonte times New Romam, 12, parágrafo justificado, espaço entre linhas simples.

Notas sobre as inscrições:

  • Os trabalhos deverão ser enviados, juntamente com a ficha de inscrição e o  comprovante do depósito bancário para o email 
  •  contemporaneidadeuneb@gmail.com 

  • Indicar no ato assunto da mensagem o GT ao qual será inscrito o trabalho. 

Grupos de Trabalho:  

1. Movimentos sociais, Estado e Políticas Públicas de Educação do Campo.


Ementa: refletir sobre os processos educativos advindos dos Movimentos Sociais do Campo Brasileiro e Baiano, bem como, compreender os diferentes processos que asseguram sua reprodução social e suas diversas formas de resistência e de afirmação; políticas públicas de educação do campo e o papel dos movimentos sociais na consolidação destas políticas.


2. Educação Básica e Superior do Campo.


Ementa: debater sobre as políticas de acesso à educação básica e superior do campo, considerando aspectos políticos e sociais que influenciam o acesso, pelos sujeitos do campo, a todos os níveis de ensino.


3. Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos

Considerando os aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil, enfatizando a educação de jovens e adultos do campo; os movimentos sociais e a educação de jovens e adultos para os sujeitos do campo; a educação de jovens e adultos em acampamentos e assentamentos de reforma agrária; processos e metodologias para a educação de jovens e adultos do/no campo; políticas de educação de jovens e adultos na Educação do Campo.


4. Educação do Campo Geração e Gênero.

Ementa: Debater a Educação do Campo, seus problemas e potencialidades no que diz respeito à educação voltada para infância, juventude e gênero; estabelecer a discussão sobre as idéias de subjetividades e identidades coletivas, oportunidades e condições de vida, consumo, sexualidade, lazer, participação política, e sociabilidades; debater as políticas para infância, juventude e gênero,

5. Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores.

Ementa: discutir a abordagem dos diferentes níveis (séries) e modalidades de ensino/aprendizagem a partir das seguintes temáticas: práticas pedagógicas, gestão, avaliação, currículo e relação professor-aluno. Formação, saberes e trabalho docente na perspectiva da Educação do Campo. Articulação teoria e prática na formação docente. Tempos e espaços de formação; formação para a educação não-escolar; inserção sócio-profissional do egresso; demandas de formação; impactos dos processos formativos no âmbito do estudante, da família, da escola e da comunidade.


6. Educação do Campo, Agricultura Familiar e Desenvolvimento.


Ementa: refletir sobre educação do campo, considerando os desafios, limites e possibilidades da agricultura familiar; problematizar o modelo de desenvolvimento que serviu para expulsar as populações do campo; e aprofundar o debate sobre as questões ambientais, destacando os princípios e fundamentos da Agroecologia como possibilidade para os povos que vivem no/do campo, assim como, estratégias concebidas para assegurar sua reprodução dentro e fora do campo.


7. Educação do Campo, História, Memória e Identidade.


Ementa: socializar e debater os estudos sobre educação, história, memória, diversidade cultural e identidade dos povos do campo em suas diferentes categorias; modo de vida no campo e sua relação com os processos educativos; campo como espaço de luta e resistência; a história de luta por uma educação do campo; as potencialidades culturais do campo e sua articulação com a educação.


  Critérios de seleção    

                                                             
·   Originalidade e relevância do trabalho para  ampliação das reflexões teóricas sobre              educação do campo e contemporaneidade;

·  Profundidade conceitual na colocação dos problemas;

· Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológico e na argumentação;

· Interlocução com a produção da área;

· Formatação, respeitando orientações e normas da ABNT.