Data: 26, 27 e 28 de setembro de 2012.
Horário: das 08 às 21:00.
Local: Auditório Caetano Veloso UNEB- Campus I. Estrada das
Barreiras, s/n. Narandiba, Salvador - BA.
O grupo de
pesquisa em Educação do Campo e
Contemporaneidade, vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação e
Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, e certificado pelo
CNPQ, tem suas atividades voltadas para o estudo da relação entre a educação do
campo e contemporaneidade, sendo esta entendida como o conjunto de processos de
construção de novas formas de ser e estar no mundo, marcadas pela
solidariedade, convivência com a alteridade, contemplando as singularidades da
vida no campo e em outros contextos, bem como seu confronto com a
artificialização da vida na alta modernidade.
Desse modo,
assumem importância fundamental, para o campo da educação, o estudo sobre os
sujeitos da educação do campo e os movimentos sociais que lhes dão causa, assim
como, o estudo dos processos de transmissão social das estratégias de
sobrevivência engendradas pelos Camponeses tanto aqueles que permanecem no
campo como agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades
remanescentes de quilombos, fundos de pasto, ribeirinhos ou trabalhadores sem
terra vivendo em permanentes deslocamentos intra e inter-regionais ou mesmo
migrando para as periferias urbanas premidos pelo processo de modernização
agrícola.
A UNEB tem
atuado na implementação de políticas de formação em Educação do Campo,
executando programas instituídos pelo MEC e INCRA em resposta à mobilização
social destes movimentos a partir de 1986 com a Iª Conferência de Educação do
Campo.
Essa atuação
formadora da UNEB, paralelamente, tem-se desdobrado em um processo interno de
reflexão e produção de conhecimentos, nesta área de estudos, entre seus professores-pesquisadores,
sobretudo no âmbito da pós-graduação.
Diante da necessidade de problematizar e
aprofundar o eixo temático que orienta os estudos e as ações do grupo –
Educação do Campo e Contemporaneidade – realizamos, em dezembro de 2010, o I
Seminário de Educação do Campo e Contemporaneidade: transpondo fronteiras. Neste
Seminário muitas questões referentes ao eixo temático se impuseram como
relevantes do ponto de vista epistemológico para fomentar as pesquisas em
Educação do Campo, desafiando-nos a realizar o II Seminário, ampliando o
diálogo com os sujeitos que fazem a Educação do Campo, constituindo-se uma rede
de pesquisadores e educadores do campo, tanto no Estado da Bahia, como em
âmbito regional e nacional.
Sabemos que nos últimos anos, este debate tem
crescido no Brasil, principalmente numa perspectiva de elaboração de políticas,
práticas e referências adequadas à realidade do campo. Desta maneira, o II Seminário, que contou com o apoio da FAPESB, visou
contribuir para divulgar e aproximar os diferentes grupos de pesquisa,
estabelecendo relações entre o que estamos produzindo e o que vem sendo
produzido em outros centros de estudos do País. O II Seminário, por sua vez, versou
sobre a temática Educação do Campo e
Contemporaneidade: mudança, afirmação e desafios, confrontando os
conhecimentos produzidos na academia, tanto no sentido de contribuir com os
sujeitos do campo em suas demandas, como assegurar a legitimidade das suas práticas
educativas na relação com a sociedade. Esse objetivo foi alcançado de forma
surpreendente como o demonstraram o grande afluxo de participantes, mais de
300, provenientes de 16 Estados brasileiros, apresentação de cerca de 200
trabalhos produzidos nas várias áreas do conhecimento, repercussão na mídia
nacional, tendo merecido a cobertura diária do evento pelo Canal Futura, além de
termos contado com a participação de conferencistas, expositores e debatedores
de projeção nacional e internacional. A avaliação desse II
Seminário, portanto, impôs a necessidade de realizarmos o III Seminário para
favorecer o estreitamento desses diálogos e o fortalecimento da mobilização da
sociedade civil em prol da Educação do Campo.
A partir de
uma demanda interna pelo aprofundamento das pesquisas e estudos já realizados
pelo Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Contemporaneidade e da
necessidade de estreitamento da colaboração que se vem estabelecendo com outros
grupos de pesquisa e mesmo com pesquisadores de outros centros de estudos com
vistas à produção de conhecimento que sirva à elaboração de políticas, práticas
e referências adequadas à realidade do campo é que se propõe a realização do
III Seminário que tem como tema: Educação
do Campo e Contemporaneidade: políticas e
itinerâncias.
Objetivo Geral:
Promover o
encontro com pesquisadores e educadores do campo para socializar as pesquisas e
experiências, e contribuir com perspectivas de elaboração de políticas,
práticas e referências adequadas à realidade do campo.
Objetivos específicos:
·
Reunir pesquisadores e educadores da Educação do
Campo para apresentarem e debaterem os estudos e experiências desenvolvidas no
âmbito local, regional e nacional;
·
Avançar no processo de integração e constituição
de uma rede regional de pesquisadores e educadores do campo;
·
Fortalecer formas e meios, de modo permanente,
de socialização e divulgação das pesquisas e experiências em educação do campo.
Público: Estima - se a presença de 350 participantes, entre eles: Pesquisadores,
Estudantes de graduação e pós-graduação e Educadores do campo dos seguintes
segmentos:
- Movimentos Sociais e Sindicais
.
- Fórum de Educação de Jovens
e Adultos- Bahia.
- Fórum de Educação do Campo.
- Programas Especiais de Educação
do Campo.
- Coordenação Estadual de Educação do Campo.
- Escolas Públicas.
- Universidades.
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