O Seminário


Data: 26, 27 e 28 de setembro de 2012.
Horário: das 08 às 21:00.
Local: Auditório Caetano Veloso UNEB- Campus I. Estrada das   
            Barreiras, s/n. Narandiba, Salvador - BA.


O grupo de pesquisa em Educação do Campo e Contemporaneidade, vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, e certificado pelo CNPQ, tem suas atividades voltadas para o estudo da relação entre a educação do campo e contemporaneidade, sendo esta entendida como o conjunto de processos de construção de novas formas de ser e estar no mundo, marcadas pela solidariedade, convivência com a alteridade, contemplando as singularidades da vida no campo e em outros contextos, bem como seu confronto com a artificialização da vida na alta modernidade.
Desse modo, assumem importância fundamental, para o campo da educação, o estudo sobre os sujeitos da educação do campo e os movimentos sociais que lhes dão causa, assim como, o estudo dos processos de transmissão social das estratégias de sobrevivência engendradas pelos Camponeses tanto aqueles que permanecem no campo como agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades remanescentes de quilombos, fundos de pasto, ribeirinhos ou trabalhadores sem terra vivendo em permanentes deslocamentos intra e inter-regionais ou mesmo migrando para as periferias urbanas premidos pelo processo de modernização agrícola.  
A UNEB tem atuado na implementação de políticas de formação em Educação do Campo, executando programas instituídos pelo MEC e INCRA em resposta à mobilização social destes movimentos a partir de 1986 com a Iª Conferência de Educação do Campo.
Essa atuação formadora da UNEB, paralelamente, tem-se desdobrado em um processo interno de reflexão e produção de conhecimentos, nesta área de estudos, entre seus professores-pesquisadores, sobretudo no âmbito da pós-graduação.
 Diante da necessidade de problematizar e aprofundar o eixo temático que orienta os estudos e as ações do grupo – Educação do Campo e Contemporaneidade – realizamos, em dezembro de 2010, o I Seminário de Educação do Campo e Contemporaneidade: transpondo fronteiras. Neste Seminário muitas questões referentes ao eixo temático se impuseram como relevantes do ponto de vista epistemológico para fomentar as pesquisas em Educação do Campo, desafiando-nos a realizar o II Seminário, ampliando o diálogo com os sujeitos que fazem a Educação do Campo, constituindo-se uma rede de pesquisadores e educadores do campo, tanto no Estado da Bahia, como em âmbito regional e nacional.
 Sabemos que nos últimos anos, este debate tem crescido no Brasil, principalmente numa perspectiva de elaboração de políticas, práticas e referências adequadas à realidade do campo. Desta maneira, o II Seminário, que contou com o apoio da FAPESB, visou contribuir para  divulgar e aproximar os diferentes grupos de pesquisa, estabelecendo relações entre o que estamos produzindo e o que vem sendo produzido em outros centros de estudos do País. O II Seminário, por sua vez, versou sobre a temática Educação do Campo e Contemporaneidade: mudança, afirmação e desafios, confrontando os conhecimentos produzidos na academia, tanto no sentido de contribuir com os sujeitos do campo em suas demandas, como assegurar a legitimidade das suas práticas educativas na relação com a sociedade. Esse objetivo foi alcançado de forma surpreendente como o demonstraram o grande afluxo de participantes, mais de 300, provenientes de 16 Estados brasileiros, apresentação de cerca de 200 trabalhos produzidos nas várias áreas do conhecimento, repercussão na mídia nacional, tendo merecido a cobertura diária do evento pelo Canal Futura, além de termos contado com a participação de conferencistas, expositores e debatedores de projeção nacional e internacional. A avaliação desse II Seminário, portanto, impôs a necessidade de realizarmos o III Seminário para favorecer o estreitamento desses diálogos e o fortalecimento da mobilização da sociedade civil em prol da Educação do Campo.
A partir de uma demanda interna pelo aprofundamento das pesquisas e estudos já realizados pelo Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Contemporaneidade e da necessidade de estreitamento da colaboração que se vem estabelecendo com outros grupos de pesquisa e mesmo com pesquisadores de outros centros de estudos com vistas à produção de conhecimento que sirva à elaboração de políticas, práticas e referências adequadas à realidade do campo é que se propõe a realização do III Seminário que tem como tema: Educação do Campo e Contemporaneidade: políticas e itinerâncias.

 Objetivo Geral:

Promover o encontro com pesquisadores e educadores do campo para socializar as pesquisas e experiências, e contribuir com perspectivas de elaboração de políticas, práticas e referências adequadas à realidade do campo.

Objetivos específicos:

·                    Reunir pesquisadores e educadores da Educação do Campo para apresentarem e debaterem os estudos e experiências desenvolvidas no âmbito local, regional e nacional;
·                    Avançar no processo de integração e constituição de uma rede regional de pesquisadores e educadores do campo;
·                    Fortalecer formas e meios, de modo permanente, de socialização e divulgação das pesquisas e experiências em educação do campo.

Público: Estima - se a presença de 350 participantes, entre eles: Pesquisadores, Estudantes de graduação e pós-graduação e Educadores do campo dos seguintes segmentos:

                  - Movimentos Sociais e Sindicais .
                  - Fórum de Educação de Jovens e Adultos- Bahia.
                  - Fórum de Educação do Campo.
                  - Programas Especiais de Educação do Campo.
                  - Coordenação Estadual de Educação do Campo.
                  - Escolas Públicas.
                  - Universidades.

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